Gestão de Investimentos em Projetos

O software GPJ incorpora conceitos de gestão de investimentos por unidade de negócio, e o gestor conta com disponibilização instantânea e permanente dos comprometimentos e das disponibilidades financeiras em diversos níveis de controle.

O software de Investimentos em Projetos GPJ é uma ferramenta que objetiva:

  1. Apoio no ciclo envolvido do budget;
  2. Planejamento das aprovações de verbas e gastos
  3. Detalhamento e alocação de verbas;
  4. Acompanhamento de compromissos;
  5. Registro dos Gastos efetivos;
  6. Imobilização dos projetos.

 

O uso do software inicia com o input de um projeto a ser aprovado de acordo com uma lista de profissionais responsáveis pela aprovação.  Depois disso o registro do projeto passa a aceitar a entrada de notas e a controlar o orçamento a ele disponibilizado.

O planejamento da verba (orçamento anual), pode ser feito em grupos e subgrupos de gastos, como demonstra o diagrama abaixo:

 

A aprovação de verba e/ou de compras ocorre com notificação eletrônica dos profissionais que devem aprovar um projeto ou justificar a recusa, ou a interrupção do projeto, de acordo com uma lista de aprovação pré-definida pelo usuário administrador do GPJ.

Após aprovado o projeto, o GPJ libera o processo de emissão de solicitação de compra SC, havendo disponibilidade de verba.

A SC é encaminhada ao módulo de compras em uso pela empresa.  Após  o processo rotineiro de cotação e geração da ordem de compra (OC), o seu valor será considerado pelo GPJ como verba comprometida, sendo portanto abatida do montante inicial disponível.

Para envio de SC o GPJ consulta o banco de dados do ERP, verificando fornecedores, código do produto, etc.

 

O GPJ acessa:

  1. Contas a Pagar, e importa os adiantamentos a fornecedores considerando verba comprometida;
  2. Recebimentos (livros fiscais), e importa as entradas de Notas Fiscais;
  3. Contabilidade, e importa os ajustes contábeis.

 

O GPJ possui um Gerador de Relatórios, que possibilita ao usuário produzir os mapas de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sendo uma fonte de dados para estimativas de custos, comprometimentos e despesas, chegando à avaliação de modificação de escopo do projeto.

Com o estudo de custos a empresa pode analisar a rentabilidade do investimento, obtenção de financiamento e apresentação de propostas.

Diariamente, a Controladoria tem disponível em tela do sistema, por exemplo, um mapa atualizado que apresenta a verba inicial do projeto, o total de adiantamentos realizados, o total da verba comprometida com OC, o total de imobilizações e a verba disponível para o projeto.

A consulta ao andamento financeiro do projeto pode ser feita de forma mais detalhada, por mês, comparando o estimado contra o real gasto.

No caso de ampliação do projeto (alteração de verba, cadastramento de novas áreas ou atividades), utiliza-se o conceito de complementação do projeto, usufruindo de recursos da aprovação e de valores adicionais.

O GPJ roda com interface gráfica padrão Windows, com Banco de Dados padrão OpenSQL, Oracle, SQLServer, DB2-400.